sábado, 11 de julho de 2009

Pais & Filhos


HIPERATIVIDADE ?



Como professora possui e possuo diversos tipos de alunos e dentre os muitos que já tive e tenho, alguns chegaram a mim com o diagnóstico de HIPERATIVIDADE precisando de apoio extraescola, a pessoa Hiperativa é vista durante o período escolar como um aluno problema pois, muitos professores, diretores e coordenadores os veem como indisciplinados, esses educandos carregam em conjunto com a hiperatividade a conotação negativa de seu transtorno, o que gera o preconceito e a ignorância daqueles que os cercam.
O que há na verdade é uma falta de informação sobre a hiperatividade que vem conduzindo a um outro problema a cerca deste assunto que muito me preocupa, o fato do diagnóstico equivocado de alguns profissionais pois, infelizmente algumas pessoas vem sendo tratadas como hiperativas sem realmente serem, muitas fazem uso indiscriminado de medicamentos para déficit de atenção e hiperatividade sem nenhuma necessidade, o que irá acarretar em outros problemas. Infelizmente alguns pais não aceitam que seu filho muitas vezes agitado, falante, impulsivo, desorganizado seja apenas uma criança e/ou jovem que precisa de um limite dos pais por ser no vocabulário popular um perfeito bagunceiro (a), sendo mais fácil para muitos pais vê-los como hiperativos e aplicar doses de metilfenidato e tê-los mais calmos.
Somente se você perceber os seguintes sintomas em seu filho ou em si mesmo deverá procurar um Psicopedagogo a fim de que este profissional faça uma avaliação para ver se o caso suspeito realmente indica uma hiperatividade e somente assim em conjunto com um Neurologista e após feitos os devidos exames obter o laudo preciso de Hiperatividade.

Sintomas: não permanecer sentado por muito tempo, pular, correr excessivamente em situações inadequadas, sensação interna de inquietude, ser barulhento em atividades lúdicas, responder às perguntas antes de concluídas e ter dificuldade de esperar sua vez.

Vá ao Teatro

Este é um espaço dedicado para minhas dicas teatrais mas, antes de dar minha dica teatral, quero informá-lo (a) sobre a origem do teatro e as discussões que este provocou em alguns dos nossos maiores filósófos.

O TEATRO E OS PENSADORES.

O teatro surgiu a fim de discutir questões ligadas ao conhecimento na Grécia antiga, mas só se consolidou e realmente propagou-se no século XVI com Gil Vicente em Portugal. Na Grécia as encenações iniciam-se com o culto a Dioniso ( deus do teatro e do vinho) através dos sátiros¹. Dioniso é um deus da época micênica, ou seja, uma divindade asiática que viveu por muitos séculos confinado no campo e sem direito ao culto da pólis, portanto não possuía uma cadeira entre os imortais no Olimpo.
Um deus estrangeiro não penetra na pólis sem um batismo de ordem mítica e a criativa imaginação grega temperou os elementos da história, Dioniso tornou-se cidadão da pólis e imortal do Olimpo. Os gregos possuíam uma sede de conhecimento contemplativo por isso os pensadores vão discutir a fundo o teatro. Para Platão, o teatro possui uma técnica imperfeita porque a arte alimenta-se da imitação, por isso vive das aparências afastando o homem da verdade, assim, a encenação torna-se uma corrupção da idéia pela imagem, o que leva Platão a condenar todos os imitadores, como pode ser visto na sua obra Platão . A REPÚBLICA .
Já para Aristóteles, o teatro, especificamente a tragédia, tornou-se um centro de força intelectual que expressava os sentimentos coletivos, que era a imitação de uma ação séria e complexa que possuía uma linguagem requintada, a fim de levar o público à purificação de suas emoções, isto é, a catarse. Fica aqui apenas uma amostra de tudo o que o teatro é capaz de proporcionar e trazer como discussão, cabendo a nós, letrados e professores levar essa inquietação aos nossos alunos, para que estes tirem suas próprias conclusões e mostrar que a Filosofia não está distante de sua realidade, pelo contrário, esta se faz presente a todo instante.
¹ São os cultores de Dioniso, também conhecidos como homens bode.
E minha dica teatral é : Justine inspirada na obra do Marquês de Sade, a peça conta a história de uma moça religiosa que surpreende a todos comentendo crimes e perversões havendo entre ela e sua irmã um contraponto intrigante em relação ao comportamento de ambas e o rumo que suas vidas tomaram.
Rio de Janeiro
Local: Espaço Cultural Sérgio Porto
Preço(s):R$ 30,00.
Data(s):4 a 19 de julho de 2009.
Horário(s):Sábado e domingo, 21h.

Na Estante



Minha dica de livro para se ter na estante é o romance do autor homenageado da FLIP
( Festival Literário de Paraty) deste ano, o escritor,compositor e cantor Chico Buarque. Sua obra Leite Derramado conta a história de um senhor idoso que se encontra numa cama de hospital e lá resolve relatar histórias de sua vida, narrando fatos desde a chegada de sua família ao Brasil no período da corte e que se estende até períodos sucessivos, revelando assim os negócios escusos de sua família durante décadas. Eulálio conta também sobre o ciúmes que sentia de sua esposa que na verdade é o ponto central do romance, Chico Buarque foi brilhante ao escrever esta obra apontando para as desigualdades, preconceitos e falsos pudores dentro e fora da família, Chico recria o Rio de Janeiro desde o tempo da corte através das lembranças de um homem moribundo e são os momentos de lucidez e delírios da personagem que temos o melhor da história. Leia Leite Derramado e coloque-o depois na sua estante em um lugar de destaque pois, o romance merece.

imagem retirada de: http://www.leitederramado.com.br





Língua Portuguesa

A reforma ortográfica da língua portuguesa vem causando muitas discussões dentro e fora do meio escolar e acadêmico, algumas pessoas questionam se a língua irá mudar? Outros há que perguntam o porquê de tal reforma? E existem ainda aqueles que discordam da reforma crendo que será necessário voltar aos bancos escolares para aprender a “nova língua portuguesa”.
A língua não irá mudar visto que ela é o idioma de um povo , ou seja, é a identidade de uma nação portanto, a língua portuguesa permanecerá intocável porque a ortografia não padroniza a língua, na verdade o que muda é maneira de escrevermos algumas palavras, pois a intenção da reforma ortográfica é beneficiar a entrada da língua portuguesa como um dos idiomas oficiais da organização das nações unidas (ONU), caso contrário continuaríamos com duas grafias oficiais e este fato sempre atrapalhou, porque os documentos diplomáticos não tinham uma versão em português justamente por não haver uma única ortografia.
A reforma não é uma novidade pois ao longo do século XX o Brasil sempre procurou fazer acordos com Portugal tanto que se não tivessem ocorrido outras reformas ortográficas estaríamos até hoje escrevendo pharmácia e não farmácia como escrevemos hoje. Os benefícios da reforma só serão avaliados daqui há 10 ou 12 anos portanto, quaisquer conclusões em relação a reforma ortográfica da língua portuguesa feita hoje será precipitada.

Reforma Ortográfica na íntegra : http://www.livrariamelhoramentos.com.br/Guia_Reforma_Ortografica_Melhoramentos.pdf