terça-feira, 14 de julho de 2009

Dica de Exposição

Fonte retirada de: artes.files.wordpress.com/2009/06/kandinsky


VIRADA RUSSA




O Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro está com uma belíssima exposição que mostra as obras dos artistas da vanguarda Russa que marcaram a primeira metada da revolução Russa. Indo ao CCBB você poderá se encantar com as telas de Chagall, Kandinsky e outros, a exposição apresenta a efervescência das artes e cultura antes do outubro vermelho. Não perca!




Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Preço(s):Grátis.
Data(s):Até 23 de agosto de 2009.
Horário(s):Terça a domingo, 10h às 21h.

domingo, 12 de julho de 2009

Na Locadora


Este é uma espaço dedicado as minhas dicas de filmes e antes de escrever mais sobre o filme que indico hoje, leia as palavras do autor do livro que inspirou o diretor Luiz Fernando de Carvalho a adaptar a obra literária para o cinema:

" Talvez se pudesse ver no lavoura uma tentativa de se colocar metaforicamente em xeque as utopias, quando confrontadas com os gritos e gemidos de excluídos uma categoria que existirá sempre e necessariamente em qualquer sociedade, partindo-se do pressuposto de que uma organização social só se viabiliza em cima de valores. E valores excluem sempre necessariamente. O que poderia parecer então só uma romance trágico, talvez devesse ser percebido também como um texto de reflexão política." ( Raduan Nassan)


O filme indicado por mim hoje é Lavoura Arcaica obra homônima de Raduan Nassan embora ambientando no Brasil mostra uma atmosfera clássica mediterrânea, inspirado pela passagem bíblica do filho pródigo Raduan conta a história de uma família de imigrantes que vivem no interior do Brasil, o filme ao contrário do livro possui uma narrativa lenta o que na verdade mostra a grande habilidade do diretor que consegue provocar no público uma angústia marcada pela curiosidade para saber o que irá ser revelado na cena seguinte. A interpretação brilhante de Selton Mello e Simone Spoladore são um dos grandes motivos para assistir Lavoura além claro da história em si e temos também a oportunidade de rever o trabalho do saudoso Raul Cortez que interpreta o patriarca desta família. Lavoura Arcaica mostra os dramas de uma família que luta para manter a tradição em meio a uma relação incestuosa dentro da mesma.




Literatura

Você sabe o que é Haikai ?

Haikai é uma pequena poesia de três linhas e 17 versos, seguindo os moldes orientais este tipo de poesia possui uma métrica de 5,7 e 5 sílabas respectivamente em cada linha, não há no Haikai o posicionamento do poeta pois o que importa é a descrição de uma momento dentro da poesia, remetendo a uma imagem que conseguimos visualizar através de seus versos.
O Haikai retoma a filosofia espiritualista e o simbolismo Taoista dos místicos orientais e mestres Zen-budistas que expressam muito de seus pensamentos na forma de mitos, símbolos, paradoxos e imagens poéticas; o objetivo do Haikai é capturar uma imagem fazendo uso das palavras.
Exemplo de um trecho de Haikai:
"Devagar devagar,
a folha sem escolha,
vaga pelo ar".

Veja na TV

Fonte retirada de: http://3.bp.blogspot.com/

Na TV por assinatura : Afinando a língua



Afinando a Língua é apresentado pelo escritor e integrante da banda Titãs Tony Belotto, a proposta do programa é o trabalho da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira através das letras de músicas realizando análises das mesmas, abordando aspectos cotidianos da comunicação e mostrando as variações línguísticas existentes , Tony traz uma proposta inovadora para professores, pais e alunos sobre a importância dos diferentes gêneros musicais e como estes dialogam com algumas áreas do saber e no caso em especial a nossa Língua Portuguesa.



Saiba mais sobre o programa e o canal Futura: http://www.futura.org.br/