domingo, 12 de julho de 2009

Na Locadora


Este é uma espaço dedicado as minhas dicas de filmes e antes de escrever mais sobre o filme que indico hoje, leia as palavras do autor do livro que inspirou o diretor Luiz Fernando de Carvalho a adaptar a obra literária para o cinema:

" Talvez se pudesse ver no lavoura uma tentativa de se colocar metaforicamente em xeque as utopias, quando confrontadas com os gritos e gemidos de excluídos uma categoria que existirá sempre e necessariamente em qualquer sociedade, partindo-se do pressuposto de que uma organização social só se viabiliza em cima de valores. E valores excluem sempre necessariamente. O que poderia parecer então só uma romance trágico, talvez devesse ser percebido também como um texto de reflexão política." ( Raduan Nassan)


O filme indicado por mim hoje é Lavoura Arcaica obra homônima de Raduan Nassan embora ambientando no Brasil mostra uma atmosfera clássica mediterrânea, inspirado pela passagem bíblica do filho pródigo Raduan conta a história de uma família de imigrantes que vivem no interior do Brasil, o filme ao contrário do livro possui uma narrativa lenta o que na verdade mostra a grande habilidade do diretor que consegue provocar no público uma angústia marcada pela curiosidade para saber o que irá ser revelado na cena seguinte. A interpretação brilhante de Selton Mello e Simone Spoladore são um dos grandes motivos para assistir Lavoura além claro da história em si e temos também a oportunidade de rever o trabalho do saudoso Raul Cortez que interpreta o patriarca desta família. Lavoura Arcaica mostra os dramas de uma família que luta para manter a tradição em meio a uma relação incestuosa dentro da mesma.




2 comentários:

  1. Muito interessante a iniciativa, demosntra o tamanho conteúdo e potencial que você tem para oferecer! Paranbéns Sabrina! Os temas são realmente interessantes!

    ResponderExcluir
  2. Olá,Jordan!
    Muito obrigada! tenha certeza que aqui no Cantinho das Letras você sempre irá encontrar algo interessante.
    Beijos!

    ResponderExcluir