sábado, 11 de julho de 2009

Língua Portuguesa

A reforma ortográfica da língua portuguesa vem causando muitas discussões dentro e fora do meio escolar e acadêmico, algumas pessoas questionam se a língua irá mudar? Outros há que perguntam o porquê de tal reforma? E existem ainda aqueles que discordam da reforma crendo que será necessário voltar aos bancos escolares para aprender a “nova língua portuguesa”.
A língua não irá mudar visto que ela é o idioma de um povo , ou seja, é a identidade de uma nação portanto, a língua portuguesa permanecerá intocável porque a ortografia não padroniza a língua, na verdade o que muda é maneira de escrevermos algumas palavras, pois a intenção da reforma ortográfica é beneficiar a entrada da língua portuguesa como um dos idiomas oficiais da organização das nações unidas (ONU), caso contrário continuaríamos com duas grafias oficiais e este fato sempre atrapalhou, porque os documentos diplomáticos não tinham uma versão em português justamente por não haver uma única ortografia.
A reforma não é uma novidade pois ao longo do século XX o Brasil sempre procurou fazer acordos com Portugal tanto que se não tivessem ocorrido outras reformas ortográficas estaríamos até hoje escrevendo pharmácia e não farmácia como escrevemos hoje. Os benefícios da reforma só serão avaliados daqui há 10 ou 12 anos portanto, quaisquer conclusões em relação a reforma ortográfica da língua portuguesa feita hoje será precipitada.

Reforma Ortográfica na íntegra : http://www.livrariamelhoramentos.com.br/Guia_Reforma_Ortografica_Melhoramentos.pdf

2 comentários:

  1. Oi, Sabrina,

    Fiquei muito feliz com sua iniciativa. Parabéns!
    beijinhos,
    Soraya Mussi

    ResponderExcluir
  2. Oi, Soraya! Fico muito grata pelo elogio e volte sempre aqui no Cantinho das Letras!!

    ResponderExcluir