sábado, 3 de outubro de 2009

Pais & Filhos


Chegou o momento do vestibular e agora ?



Final do ensino médio,aproximadamente 17 anos ou mais e muitos jovens neste período da vida devem decidir qual carreira irão escolher para se dedicarem para quem sabe o resto de suas vidas. Este é um momento muito delicado para todos os adolescentes e consecutivamente suas famílias. Os jovens muitas vezes se questionam sobre a opção da carreira e algumas famílias lhes cobram esta escolha, se por acaso tivermos uma tradição familiar nas áreas do Direito, Medicina entre outras, optar pela profissão que pertecem ou perteceram seus pais e avós é perpetuar o nome da família e levar adiante o legado da mesma; parece que o botão automático se liga e a única escolha cabível para algumas famílias é que seus filhos escolham a mesma carreira que há anos é o arcabouço familiar e é aí que mora o problema, quando os parentes induzem na escolha do jovem, quando não se cogita outra profissão que não seja a da história familiar ou aquela sonhada pelos familiares desde o dia do nascimento do bebê que em geral no momento do vestibular ainda não é um adulto porém, deve ter autonomia nas suas escolhas.

Não cabe à família a escolha da carreira do adolescente e este não pode se sentir obrigado a decidir por uma área profissional escolhida por outro, todo vestibulando possui dúvidas e acredito que enquanto estas permanecerem na cabeça do jovem e este não se imaginar seguindo uma profissão que além do retorno financeiro lhes proporcione prazer, não devem optar por NENHUMA carreira, ou seja, mesmo que estejam no 3º ano do ensino médio se não souberem qual profissão exercer, não escolham por enquanto nenhuma, deixe para tentar o vestibular no próximo ano e aproveitem para fazer um levantamento sobre cada carreira, converse com profissionais das mesmas e façam suas escolhas sozinhos pois, uma família que estimula as habilidades de seus filhos desde pequenos prezarão sempre pelo desenvolvimento da autonomia e do senso crítico de cada indivíduo e saberão que os seus filhos escolherão a profissão certa para eles no momento em que estiverem preparados .

2 comentários:

  1. Olá, como vai?
    Eu sou o Pedro Concy. Estou desenvolvendo uma empresa que desenvolve atividades divertidas e inovadoras a fim de estimular hábito de leitura entre as crianças.
    Achei que você pudesse se interessar por algum de nossos métodos, e , com sua experiência, poderia contribuir com novas ideias para atrairmos os baixinhos ao fantástico mundo da leitura.
    Nosso projeto pode ser visto em http://www.estantemagica.com.br .
    Fique à vontade para comentar, criticar, sugerir e questionar.
    Abraços,
    Pedro Concy

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pedro! Muito obrigada pela dica, o estímulo a leitura é algo com que me comprometo não só como profissional assim como cidadã e lhe dou meus parabéns pelo projeto.

    ResponderExcluir