domingo, 2 de agosto de 2009

Pais & Filhos

Fonte retirada de: http://macmagazine.uol.com.br





Fracasso escolar de quem é a culpa ?





De acordo com a Lei de diretrizes e bases, a educação é um direito e dentro dos princípios da liberdade é dever da família e do Estado porém, a família culpabiliza o Estado pelo fracasso escolar e aquele acusa a família de não preparar suas crianças dando-lhes orientanções de moral e índole, pré-requisitos básicos que acabam por prejudicá-los no seu desempenho dentro da escola. Em nossa sociedade ter conhecimento é ser possuidor de um conteúdo que vale ouro mas poucos são aqueles que são capazes de serem autores do conhecimento, porque na verdade eles nos são trasmitidos por outro que nem sempre é o criador da informação que está sendo transmitida. É dentro da escola e do lar que absorvemos os nossos maiores conhecimentos que irão ser manifestados em diversas situações de nossa vida.

Onde está o erro da família quando o aluno não aprende? Está no fato de algumas famílias não serem possibilitadoras da aprendizagem e isso não significa falta de recursos econômicos e sim a falta de um estímulo ao ato de pensar, questionar e possibilitar a capacidade do aprender. E a escola ? Qual é sua culpa na não aprendizagem de seus alunos? A culpa da escola está no fato de muitos profissionais dentro da mesma não estarem preparados para reconhcer a dificuldade de aprendizagem do seu educando, é este despreparo que rotula muitas crianças como problemáticas e incapazes de aprender, se não há no aluno uma deficiência severa como nos casos de demência, todos são capazes de aprender, lógico que uns com mais facilidades do que outros. A escola fracassa quando não investiga a difilculdade de aprender do seu aluno, quando não busca o apoio da família como parte integrante do processo de apredizagem de cada criança, quando a sua estrutura é inadequada para possibilitar o apredizado e acima de tudo quando o método de ensino é imutável por parte do corpo docente pois, acaba por engessar o educando que possui dificuldades escolares. Assim, o que há hoje no Brasil são crianças mal educadas no aspecto mais amplo do que entendemos como educação e familiares e profissionais que não se comprometem com a transformação da educação no Brasil.

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